"Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar e nem tão grande que não tenha o que aprender."

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dica de Plano de aula.Tema: higiene pessoal

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Reconhecer e utilizar os sentidos: tato, olfato e audição;
- Reconhecer e diferenciar sensações;
- Construir hábitos de higiene;
Duração das atividades
2 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Estratégias e recursos da aula
Na Educação Infantil, o trabalho com a higiene é cotidiano. Incentivar as crianças a lavarem as mãos antes de lanchar, depois de brincar no parque é um prática diária. A fim de que esta rotina possa despertar o interesse das crianças e ser assimilada como um hábito, sugerimos a seguinte aula:

1º Momento: A turma se organiza em uma rodinha e juntamente com o professor/a conversam a respeito dos cuidados referentes à higiene pessoal. Por exemplo: O que as crianças entendem por higiene pessoal? Por que é necessário termos hábitos de higiene? Como são os hábitos de higiene em suas casas? E na escola, qual a importância de mantermos nossa higiene pessoal? O que podemos fazer para termos um corpo bem cuidado?
Após a conversa inicial, com o auxílio de um livro, o professor/a narra a história “O cabelo de Maria Chiquinha” de GINA BORGES – ED. FAPI –. Depois da leitura da história o professor/a explora por meio de um diálogo com as crianças, hábitos de higiene pessoal, a partir da vivência apresentada pela personagem. Esta personagem não gostava de tomar banho e lavar os cabelos, esse é um debate interessante para ser feito com as crianças a partir da história.
2º Momento: Ao finalizar a história o professor poderá explorar com as crianças a mensagem da mesma e questioná-las sobre as suas práticas de higiene:
• Vocês gostam de tomar banho?
• Como é o momento do banho em sua casa?
• O que mais podemos fazer para garantir que nosso corpo fique sempre bem cuidado?
3º Momento: Com uma caixa surpresa contendo diversos objetos utilizados em nossa higiene (sabonete, shampoo, perfume, pente, escova de dente, roupas, esponja, tesoura de cortar unhas, chinelo) o professor pode realizar uma brincadeira explorando os sentidos. Com os olhos vendados, as crianças, uma por vez, serão instigadas a colocarem a mão dentro da caixa e retirarem um objeto. Em seguida, as crianças tentarão descobrir, com o auxílio do tato, olfato e audição, qual objeto têm em mãos, explorando suas características. À medida que cada objeto for sendo descoberto, o professor faz intervenções destacando a sua utilidade em nossa higiene e toda a turma poderá ter contato com o mesmo. Para finalizar, pode-se montar um painel com os objetos, o desenho da personagem principal da história “O cabelo de Maria Chiquinha” e fazer uma exposição desse painel no corredor da sala de aula a fim de valorizar as produções das crianças.
Recursos Complementares
Livro de História Infantil:
BORGES, Gina. O Cabelo de Maria Chiquinha. Belo Horizonte: Fapi, 2002. (Cuidando do Corpo. Coleção Infantil).
Materiais: objetos de higiene pessoal, sabonete, esponja, tesoura, shampoo, escova de dentes, perfume, pente, chinelo.
Avaliação
Durante a aula, o professor realiza as seguintes observações a fim de elaborar a avaliação da aula:
• A criança manifestou interesse em participar da atividade;
• A criança relatou suas experiências familiares acerca da temática trabalhada;
• A criança utilizou-se dos diferentes sentidos para identificar o objeto;
• A criança conseguiu narrar suas sensações no momento de contato com o objeto.
Ao final da atividade o professor e os alunos realizam uma avaliação coletiva, tentando destacar a opinião do grupo sobre a atividade, ressaltando pontos positivos e negativos.

8 comentários:

  1. muito boa a dica!! obrigado, que Deus abençoe esse trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Excelente plano de aula obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do seu trabalho, mas nao encontro em lugar nenhum a historinha da maria chiquinha, voce pode me disponibilizar a historia ?

    ResponderExcluir
  5. Também adorei esse plano de aula. Mas não a encontrei a história disponível pra leitura. Você teria como nos fornecer um cópia? Ou em qual site a encontramos?? Obrigada.

    ResponderExcluir